Sambódromo
do Anhembi

Difícil lembrar do Carnaval de São Paulo sem nosso sambódromo, né?! Mas, entre 1977 e 1991, era na Avenida Tiradentes que as Escolas de Samba desfilavam para os foliões.

Com o aumento do público nas arquibancadas, foi preciso construir um local destinado ao evento. Foi assim que a prefeitura da cidade, em parceria com o Anhembi, homologou, em 1990, a construção do Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo.

O Projeto foi feito pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e sua inauguração aconteceu em 1991.

Desde então, o espaço passou por diversas reformas e atualmente possui uma estrutura de primeiro mundo em espaço e mobilidade.
Sua localização, no coração de São Paulo, ao lado da Marginal Tietê, é de fácil acesso a todas as regiões da cidade e rodovias. Afinal, uma estrutura tão grandiosa precisa mesmo ser acompanhada de uma boa logística.

Como chegar

Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana
Transporte coletivo

Nos cinco dias de desfiles (grupo especial, acessos 1 e 2; e desfile das campeãs), a SPTrans ativa duas linhas de ônibus com atendimento exclusivo ao Sambódromo, partindo das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda do Metrô. Além disso, as linhas de ônibus de serviço noturno também auxiliam o folião no retorno para casa. Todas as linhas são tarifadas normalmente e são aceitas todas as modalidades de Bilhete Único.

Metrô: Na sexta-feira e no sábado (09 e 10/02), para atendimento aos passageiros que terão como destino o Anhembi, as estações Palmeiras-Barra Funda, que atende aos passageiros da CPTM e do Metrô, e Portuguesa-Tietê, da Linha 1-Azul, ficarão abertas ininterruptamente para embarque e desembarque. As demais estações de todas as linhas de metrô e trens metropolitanos ficarão abertas apenas para transferência e desembarque.

Táxi

Em dias de desfiles, os táxis circulam em operação especial e com maior número de veículos na região do Sambódromo. O desembarque é feito, preferencialmente, nas proximidades da Ponte da Casa Verde com a Avenida Braz Leme, que tem o menor trajeto até os portões de entrada. Na saída do evento, são montados quatro bolsões para embarque de passageiros:

Estacionamento 

Em 2024, o Anhembi está passando por reformas de melhorias pela empresa GL Events Brasil, empresa que ganhou a concessão do Sambódromo por 30 anos. Desta forma, os sambistas não poderão contar com o estacionamento no pavilhão. Graças aos esforços incansáveis da Liga-SP, estabelecemos uma parceria com o estacionamento do Expo Center Norte (Rua Miguel Mentem, Portões 16 e 17) que funcionará 24h e tem capacidade para 3.000 carros, que disponibilizaremos transfer gratuito de ida e volta, a cada 20 minutos, para o Anhembi. Teremos um ponto específico e sinalizado para o embarque e desembarque dos passageiros, tanto no Sambódromo, quanto no estacionamento. 

O que pode
  • Mochila
  • Capa de chuva
  • Bandeira sem mastro
Será permitida a entrada com alimentos não perecíveis, industrializados devidamente lacrados (exemplo: biscoito, torradas, barra de cereal etc.), frutas cortadas e acondicionadas em embalagem transparente e não rígida, do tipo Zip Lock, num limite de até 3 (três) itens por pessoa, a fim de se evitar a prática do comércio ambulante. Qualquer quantidade que exceder o limite acima poderá ser descartada na entrada do evento.


No compasso da folia, a hidratação é a nota certa! Nosso sambódromo está repleto de bebedouros, proporcionando a todos uma festa regada não apenas de ritmo, mas também de água potável

O que não pode

Para garantia da segurança do público, não será permitida a entrada de:

1) garrafas rígidas de qualquer gênero ou tamanho, exceto garrafas de plástico, para consumo de água, sem tampa, que poderá ser retirada pelos seguranças;
2) embalagens rígidas e com tampa;
3) copos térmicos, de vidro ou metal;
4) latas em geral;
5) cadeiras e banquinhos;
6) guarda-chuvas, objetos pontiagudos, perfurantes ou cortantes;
7) armas de fogo ou armas brancas (facas, canivetes, etc.);
8) fogos de artifício;
9) objetos de vidro, plástico rígido, metal ou madeira;
10) bebidas de qualquer natureza, solvo se acondicionada em copo descartável;
11) materiais inflamáveis e corrosivos;
12) Sprays;
13) ponteiros de laser ou outros dispositivos emissores de luzes.

No caso de dietas especiais, desde que observadas as recomendações elencadas no item anterior, não haverá qualquer objeção, lembrando que o acesso de crianças ao Sambódromo está condicionado às diretrizes traçadas pela Portaria expedida pela Vara da Infância e Juventude do Foro Regional de Santana.

A LIGA-SP esclarece que a proibição da entrada de latas e garrafas no recinto, tem o objetivo único de garantir a segurança e integridade física do público. Refrigerantes e cervejas vendidos no local, são despejados em copos descartáveis de plástico para serem servidos às pessoas.